Muitos acreditam que sua dor nas costas esta relacionado a obesidade ou outros fatores, mas a verdade é que 90% das dores lombares são inespecíficas.
Isso mesmo, quase todas as pessoas que sentem dor lombar simplesmente desconhecem o porquê de elas estarem doloridas.
O que temos consenso é que a dor nas costas não é causada por lesões nos tecidos, como disco, posturas ou processos de desgaste. Outro consenso é que indivíduos com problemas psicossociais tendem a sentir mais dores, sobretudo evoluir para dor crônica.
Essa insistente busca pela causa fez pesquisadores do mundo inteiro investigarem todo tipo de alteração ou possível provocação e causa de dor nas costas. Uma delas foi a obesidade.
Todo mundo já escutou em algum lugar que a obesidade é um preditor para dor nas costas. Quem nunca escutou: “o aumento do peso sobrecarrega a coluna”, “gordinhos tem mais desgaste” e “o peso do corpo achata as vértebras”.
Mas temos que nos perguntar primeiro o quanto a obesidade pode afetar a coluna e se isso é realmente verdade.
Em 2016 alguns pesquisadores buscaram essa resposta. Foram entrevistados 820 indivíduos obesos e apenas 15% tinha relataram ter dor de ALTA INTENSIDADE. Mesmo assim os autores conseguiram relacionar que a dor de alta intensidade era mais comum em indivíduos com maior IMC (Índice de Massa Corpórea) e relação cintura-quadril maior.
Entretanto, além de medir índices físicos de obesidade, os autores também aplicaram questionário de Depressão e Ansiedade e foi verificado que a associação entre dor nas costas e obesidade era mais forte naqueles que possuíam transtornos emocionais.
Baseando-se nesse estudo podemos dizer que a obesidade é um fator de risco para dor nas costas, porém, se associada à depressão e ansiedade a chance de dor nas costas aumenta muito mais.
Quer se livrar de sua dor nas costas? Conheça o RCV – Reequilíbrio da Coluna Vertebral do Instituto RV. O RCV é um tratamento não cirúrgico para a dor nas costas e possui altas taxas de sucesso (inclusive naqueles pacientes que já estão cansados de fazer fisioterapia ou outros tratamentos sem resultados).
Ligue e agende sua consulta em uma de nossas unidades:
Perdizes, Santana, Tatuapé, Moema e Alphaville/Barueri.