O MEDO DA DOR NAS COSTAS.

O medo de que a dor nas costas seja incapacitante afeta milhares de pacientes. A falta de tratamentos específicos de fácil acesso e o uso de diferentes condutas e modo de encarar as patologias da coluna, entre os diferentes profissionais da saúde, acabam atrapalhando o entendimento do paciente sobre a dor nas costas gerando medo e receio do que possa acontecer.

É importante lembrar que menos de 5, em cada 100 pacientes com dor nas costas, terão patologias graves na coluna. 95% das pessoas que realizam exames de imagem (RX, tomografia, Ressonância Magnética) não são beneficiadas por esses exames já que eles não explicam a origem da dor e não dão um direcionamento correto de tratamento.

Richard Deyo concluiu em seu estudo que 1 em cada 2500 radiografias mostravam algo importante. Irradiação, custo, tempo perdido. Em outro estudo, 98 pessoas sem dor lombar fizeram RNM e 2/3 apresentaram alterações no disco.  Ou seja, 65 pessoas que não tem dor lombar (num grupo de 98) tinham lesão no disco e não tinham DOR. Isso mostra que é necessário mais que um exame para demostrar qual tratamento é mais indicado.

Há evidências que nos casos de dor lombar os tratamentos ativos, aqueles em que o paciente realiza exercícios e se mantém ativo durante as dores, são mais beneficiados do que aqueles que ficam em repouso ou que recebem tratamentos passivos, sem movimentos. Para isso é necessário saber quais são os grupos de exercícios que melhor favorecem cada tipo de paciente e isso só é possível após uma avaliação criteriosa que exclua as patologias graves e direcione o tratamento do paciente para aqueles exercícios e condutas que elimine a dor e ajude o paciente a ficar mais ativo possível.

O Instituto RV possuí um sistema de avaliação que identifica a melhor direção de tratamento e sugere quando há alguma patologia grave que tem que ser encaminhada para um clínico para maiores investigações. A base do tratamento são movimentos, exercícios, mobilizações e muitos outros recursos que podem e são utilizados para melhorar a dor de forma rápida e eficaz.

Quer se livrar de suas dores?

Ligue 20911267 e agende sua consulta em uma de nossas unidades:

Perdizes, Santana, Tatuapé, Moema e Alphaville/Barueri.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *