Dor na lombar tem se tornado extremamente comum. No entanto, é necessário uma investigação para se chegar à raiz do problema, evitando que os sintomas prejudiquem a qualidade de vida do paciente e encontrando um tratamento para lombalgia adequado.
No caso da lombalgia, a postura incorreta é uma de suas principais causas. Sentar, levantar ou deitar de maneira errada são estímulos que desencadeiam a dor lombar, mas o sedentarismo, a obesidade, hérnias de disco, artroses e inflamações também prejudicam ocaso.
A lombalgia se apresenta em forma de dores agudas ou crônicas, e o paciente pode relatar ocasiões de “travamento da coluna” e sentir limitações de movimentos, principalmente de manhã, ao despertar.
O tratamento para lombalgia, no entanto, é conservador, com fisioterapia e RPG. O Instituto RV, uma clínica multidisciplinar desenvolveu um programa para a coluna elaborado por meio da combinação de diversas técnicas de tratamento existentes e geralmente usadas de formas independentes, totalmente não cirúrgico e com eficácia de 90%. Além disso, tem curta duração e o alívio para a dor já acontece nas primeiras sessões. Se está sofrendo com lombalgia, conheça o RCV – Reequilíbrio da Coluna Vertebral.
Algumas dicas para evitar a lombalgia:
- Exercite-se regulamente;
- Não fume;
- Evite a obesidade, mantenha uma dieta saudável;
- Não permaneça na mesma posição por muito tempo, movimente-se;
- Preste atenção na sua postura ao se sentar, levantar e carregar peso.
Outra dica para quem já sofreu episódios de dor lombar é evitar ações que sobrecarreguem a coluna lombar.