Dor no nervo ciático está entre os líderes de causas de dor nas costas.
Dizem que pelo menos uma vez na vida teremos dor no nervo ciático. Algumas pessoas terão isso de forma recorrente, e irão sofrem com as falhas dos tratamentos oferecidos.
Os sintomas mais comuns das alterações do nervo ciático são:
- Diminuição da sensibilidade nas pernas;
- Parestesia e formigamento no trajeto do nervo ciático;
- Dor irradiada para o membro inferior, às vezes até o pé;
- Dificuldade de manter posturas com perna esticada;
- Aumento dos sintomas ao tossir ou curvar o corpo para frente;
A dor ciática ocorre basicamente por 2 motivos:
- Compressão de sua raiz nervosa do nervo ciáticona coluna
- Inflamação do nervo ciático em seu trajeto;
Identificar o origem do problema é meio caminho andado para um tratamento efetivo do nervo ciático.
Dezenas de tratamentos estão disponíveis para os pacientes mas, o que é realmente efetivo para se livrar desse problema?
Recursos como alongamentos, “choquinhos”, ultra-som e infravermelho são ineficazes para o tratamento. Alongamento na maioria das vezes é contraindicado. Se você trata dor ciática com esses recursos é melhor repensar o seu tratamento.
Tratamento para dor no nervo ciático
Basicamente o tratamento mais efetivo para dor no ciática é “dessensibilizar” o nervo e diminuir a obstrução que gera compressão em sua raiz na coluna. Algumas técnicas de reabilitação fazem isso com bastante eficiência e promovem melhora da dor e diminuição da recidiva.
No Instituto RV é utilizado o RCV – Reequilíbrio da Coluna Vertebral, tratamento NÃO CIRÚRGICO que tem obtido mais de 90% de sucesso em pacientes com dor nas costas e DOR CIÁTICA.
Uma das técnicas utilizadas no RCV, é a “Mobilização Neural” que ajuda muito a abolir a dor e prevenir a recidiva das crises do nervo ciático. Além disso, a técnica de McKenzie é muito efetiva para diminuir as compressões de raízes nervosas, restabelecendo assim, a capacidade da coluna em se movimentar livremente sem comprimir o nervo ciático.